A onda dos falsos que atinge o mercado

Os seus produtos são falsos ou verdadeiros?

Há uma semana um grupo foi preso suspeito de fabricar produtos importados falsos para cabelo. As investigações começaram há oito meses, depois de denúncias feitas pelas empresas prejudicadas. O caso, que chegou ao Ministério Público, já prendeu 18 pessoas, mas estima que 25 participavam do crime, entre elas um médico cardiologista.

Alguns produtos continham concentração elevada de formol, mais do que o permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As marcas afetadas indicam aos consumidores que procurem o selo da Anvisa nas embalagens, isso garante o consumo de um produto original.

salon-43989_1280-300x300 A onda dos falsos que atinge o mercado
Cuidado para não cair na lábia do falsificado

Como identificar um produto falso:

  1. Pesquise preço: as diferenças de produtos originais de um estabelecimento para outro não passam de 20%. Os falsificados procuram oferecer um preço atrativo e abaixo do valor de mercado.
  2. Solicite nota fiscal: o comercio clandestino terá alguma desculpa para não fornecer nota.
  3. Procure o selo da Anvisa na embalagem, veja se está lacrada e se possui data de validade.
  4. Certifique de que o local onde está vendendo o produto é autorizado pela marca do mesmo.

Não são só os produtos químicos que podem ser adulterados. Recentemente foram apreendidos secadores falsos. Os produtos apresentavam um jato de temperatura maior do que os fios podem suportar. Diante disso, a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – fez um levantamento e apontou que os secadores originais têm temperatura máxima variando entre 70 e 80oC.

Outro destaque vai para as lojas online. Antes de mais nada procure saber se, além de vender pela internet, a loja possui local físico. Se sim, ótimo! Pegue endereço e telefone, caso seja necessário. Se não tiver loja física, procure a idoneidade da loja online e procure o nome da mesma em sites de reclamações. Use e abuse!

 

Por Bárbara Guerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *